Vagem

Vagem é o nome que se dá à bainha que envolve as sementes ou os grãos das plantas leguminosas (como o feijão e a ervilha), também chamada de vage, vaja e bagem. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão, quando então se toma dura e fibrosa. As espécies mais conhecidas são:

Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados.

Vagem comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada.

Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum, de cor verde intensa e espessura

A vagem contém sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), além de grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo 13 e vitamina C, embora esta última se perca quase completamente durante o cozimento. Além dessas propriedades, a vagem é ótima como estimulante das funções intestinais. É ainda indicada durante os regimes de emagrecimento, pois tem poucas calorias.

A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 11/2 kg é suficiente para quatro pessoas.

Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.