Repolho

Vegetal que pertence à mesma farríflia da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto. Há basicamente três variedades de repolho: o repolho branco, mais comum, o repolho-verde ou repolho-crespo e o repolho-roxo. Os três tipos podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da macia à bem dura. 0 repolho pode ser consumido cru ou cozido em saladas, refogado, ensopados e cozidos.

O repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importantes para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A e do complexo 13. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal é comido cru.

O repolho é fácil de ser encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, sendo vendido por peça ou por peso. Ao escolher, prefira o que for bem pesado e firme. As folhas devem estar viçosas, rijas e sem rasgos ou marcas de insetos. Além disso, o talo deve ser compacto e claro, pois estando mole e escuro indica um repolho já velho. Para calcular a quantidade a comprar, leve em conta que um repolho pequeno (com cerca de 300 g) dá para duas pessoas. Em geral, 100 g do peso total do repolho não são aproveitados.

O repolho é uma verdura bastante resistente e pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias. Antes de guardar, retire as folhas de fora se estiverem murchas ou rasgadas. Se o repolho não for usado de uma só vez, tente não cortá-lo ao meio, mas sim em fatias. 0 que sobrar deve ser guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira, onde se conserva por até 3 dias. Depois de uma preparação especial o repolho pode ser congelado